Ouro em Paris: a invencibilidade atleticana sob a Torre Eiffel

De Clube Atletico Mineiro - Enciclopedia Galo Digital
Ir para navegação Ir para pesquisar

Em sua história, o Atlético realizou 4 partidas em Paris, na França, cidade que recebe os olhares do mundo na realização dos Jogos Olímpicos 2024. Com 3 medalhas de ouro e 1 de prata, ou melhor, 3 vitórias e um empate em jogos contra Paris Saint-Germain, Nancy, Stade Français e Dinamo de Zagreb, da Iugoslávia, obtendo ainda uma bela taça: a do Torneio de Paris, o bom retrospecto atleticano reflete essa invencibilidade do Galo na Cidade Luz.

O Primeiro Jogo

A primeira vez atleticana em Paris aconteceu na viagem de 1950 à Europa, que aclamou a equipe como "Campeão do Gelo". Diante da Torre Eiffel, o Galo enfrentaria o Stade Français, modesta equipe da capital francesa que naquele ano fora apenas 16º colocado no Campeonato Francês. Foi na tarde de 7 de dezembro de 1950, no Parc des Princes, que o Galo estreou na Cidade Luz. Diante de um público local tímido, talvez pelo frio intenso que assolava a cidade, e o apoio de torcedores brasileiros e da embaixada em Paris, o Galo enfrentou o Stade Français. A vitória atleticana foi constituída no primeiro tempo. Nívio, aos 24', inaugura o placar numa bela cobrança de falta, à frente da área, que rendeu o goleiro Colonna. O segundo tento foi de Lucas, ao final da primeira etapa. Após cobrança de corner, uma rebatida ruim da defesa francesa deixou a bola viva no meio da área, que caiu nos pés do camisa 7, "artilheiro do apagar das luzes", que ampliou o placar na 'Cidade Luz'. No segundo tempo os franceses até ameaçaram, diminuíram a contagem com gol de Drouet, mas ficou nisso mesmo. Vitória do Galo por 2 a 1, e o nosso primeiro ouro estava conquistado em Paris, quase 74 anos adiantados. "VENCEU O ATLÉTICO!" escrevei o Jornal dos Sports. "Batido o Stade Français por 2 a 1 - Também em Paris o frio, grande adversário - Excelente impressão apesar do fatores adversos aos brasileiros", destacou o periódico.

Mais de 20 Anos Depois

Mais de 20 anos depois, em 1977, o Atlético retornou à Paris, num duelo amistoso durante nova excursão da equipe pelo Velho Continente. O adversário da vez era o Nancy, equipe que naquela temporada havia terminado o Campeonato Francês na 4ª posição. A equipe adversária tinha em seu elenco ninguém menos que Michel Platini, craque da seleção francesa nas décadas de 70 e 80, que por anos guardou, inclusive, a flâmula atleticana distribuída ao Nancy naquele duelo. O Jornal dos Sports anunciava a partida: "Atlético faz bom amistoso em Paris - Paulo Isidoro joga em Paris", anunciando até então um duelo contra uma Seleção local, no valor fixado em 12 mil dólares. Atlético e Nancy ficaram no 1 a 1 no Parc des Princes. Platini, aos 5' da etapa final marcou de falta o gol dos franceses. O Galo empatou com Paulo Isidoro, aos 26'. O amistoso, segundo o técnico Barbatana, era um grande teste para o time atleticano para as finais do Mineiro.

O Torneio de Paris

A terceira partida do Atlético na capital francesa foi uma vitória de ouro! Cinco anos após o empate diante do Nancy de Platini, o Galo enfrentou o PSG, no Parc des Princes, pelo Torneio de Paris, em 3 de agosto de 1982, diante de mais de 25 mil torcedores. Com grande atuação, o Galo venceu e convenceu em Paris, e meteu 3 a 0 sobre o PSG em sua casa. Heleno, aos 40', Éder Aleixo, aos 44' do primeiro tempo, e Reinaldo, aos 29' do segundo tempo, marcaram os gols desta vitória que vale como medalha de ouro para cada atleticano. "Atlético derrota Paris Saint-Germain por 3 a 0", escreveu o J. dos Sports sobre a partida. "Com sua categórica vitória frente ao campeão da Copa da França, o Atlético conquistou o direirto de disputar o troféu do quadrangular amanhã, diante do Dinamo de Sarajevo".

A quarta e última partida em Paris ocorreu dois dias depois, na decisão do Torneio de Paris, contra o Dinamo, da então Iugoslávia, que havia elimidao o Colônia, da Alemanha, na outra perna da fase semifinal do certame. No dia 5 de agosto de 1982, também no Parc des Princes, o Galo com gol solitário de Reinaldo, marcado aos 15' de partida, venceu o Dinamo, da Iugoslávia, e conquistou o grande troféu internacional, o Torneio de Paris. Com três grandes vitórias e um empate, o Galo se mantem invicto em canchas parisienses, e ainda ostenta em sua galeria um grande troféu conquistado na cidade olímpica de 2024, o Torneio de Paris de 1982, coroando essa série de partidas do Galo na 'Cidade Luz'.


Outros Artigos

1.


Informações sobre o artigo
Data da Publicação: 30/07/2024
Autor: Felipe Machado @memoriacam
Link Original: https://x.com/memoriacam/status/1817991325452476724
Referências:
Memória Atleticana (@memoriacam). "Ouro em Paris: a invencibilidade atleticana sob a Torre Eiffel". Publicação no Twitter. 29 de julho de 2024. Acesso em 30 de julho de 2024.