Ronaldo de Assis Moreira

De Clube Atletico Mineiro - Enciclopedia Galo Digital
Ir para navegação Ir para pesquisar
Ronaldinho Gaúcho
<flickr>7156412257</flickr>
Informações pessoais
Nome completo Ronaldo de Assis Moreira
Data de nasc. 21 de março de 1980 (44 anos)
Local de nasc. Porto Alegre-RS , Brasil
Altura 1,82 m
Peso 80 kg
Apelido(s) Ronaldinho Gaúcho
Informações profissionais
Clube atual Atlético (2012)
Número 49
Posição Meio-campo
Revelado por Grêmio-RS (1999)
Princ. clubes Barcelona, PSG, Grêmio e Seleção Brasileira.
Total de jogos pelo Galo
Jogos 0
Gols 0
Vitórias 0
Empates 0
Derrotas 0
Observações Eleito pela FIFA duas vezes o melhor jogador do mundo.
Atualizado em 5 de junho de 2012


Biografia

Ronaldo de Assis Moreira, mais conhecido como Ronaldinho Gaúcho, é um meia de futebol revelado nas categorias de base do Grêmio e eleito por duas vezes pela FIFA o melhor jogador de futebol do mundo. No dia 4 de junho de 2012, foi confirmado como novo reforço do Galo.

O início no Grêmio

<flickr>7157629271|m|left|thumb|Ainda garoto, Ronaldo acompanhava seu irmão, Assis, em jogos do Grêmio.</flickr> A carreira do jogador começou no Grêmio desde as categorias de base. Irmão de Assis, também ex-jogador do Grêmio e atualmente seu empresário, Ronaldinho viveu toda sua infância acompanhando e jogando pelo Grêmio. Aos 18 anos, já fazia sua aparição no grupo profissional do tricolor gaúcho e era considerado uma das grandes promessas da história do clube. Naquele ano, destacou-se em várias partidas pela Copa Libertadores da América. Aos poucos, já era o principal jogador da equipe, mesmo com seu rosto de menino, corpo franzino e suas entrevistas recheadas de timidez. O ano de 1999 marcou de vez o nome do jogador no cenário mundial. Logo em sua segunda partida com a camisa da Seleção Brasileira, o meia-atacante deu um lençol no defensor venezuelano e bateu cruzado, marcando um golaço na vitória do Brasil em jogo válido pela Copa América (ver vídeo na seção multimídia). Além disso, venceu o Campeonato Gaúcho daquele ano sobre o maior rival, com direito a belos dribles sobre Dunga, capitão do Internacional. Com a camiseta do Grêmio, foram 68 gols em 141 jogos e por muitos é apontado como a maior revelação desde Renato Gaúcho.

Ida para a Europa

No ano de 2001, o jogador acertou sua transferência para o Paris Saint-Germain numa negociação bastante conturbada, gerando indignação por parte dos gremistas. Após o Grêmio recusar várias ofertas de grandes clubes do futebol mundial, Ronaldinho acertou um pré-contrato com o clube francês às vésperas do fim do seu contrato e partiu rumo ao velho continente. No clube parisiense, teve belas exibições e conquistou a Copa Intertoto da UEFA ainda em 2001, vencendo Aston Villa e o Troyes AC. Mesmo com alguns problemas com o treinador da equipe, o jogador teve uma boa passagem no clube, com 25 gols e 18 assistências em 77 jogos.

Copa do Mundo

Na Copa do Mundo de 2002, realizada na Coreia do Sul e Japão, o jogador foi o camisa 11 da Seleção comandada por Luiz Felipe Scolari. Com uma campanha irretocável e guiada por Rivaldo e Ronaldo, Ronaldinho Gaúcho marcou um dos gols mais fantásticos de todas as Copas. Nas quartas-de-final da competição, o jogador cobrou uma falta da intermediária no segundo pau confundindo o goleiro inglês Seaman. O gol garantia a virada na partida e a classificação do país para a semifinal do torneio. Com a belíssima exibição na Copa, o jogador já despertava as atenções das principais equipes da Europa.

Barcelona

No dia 19 de julho de 2003, o Barcelona então anunciava a contratação do jogador por cerca de 21 milhões de euros. Sua estreia ocorreu em um amistoso festivo contra o Milan. O clube catalão venceu por 2 a 0, com um dos gols marcados por Ronaldinho. Embora sua primeira temporada no Barça tenha sido boa, com 24 gols, 14 assistências em 58 jogos, foi no Campeonato Espanhol de 2004/05 que o jogador chegava ao seu auge. Com jogadas fantásticas, dribles espetaculares e gols que marcaram época no Camp Nou. O resultado disso foi a conquista do Campeonato Espanhol, a Supercopa da Espanha e o maior prêmio individual que um atleta de futebol pode receber: o prêmio de melhor jogador do mundo pela FIFA. No campeonato nacional, faturou o Don Balón, prêmio ao melhor jogador estrangeiro. Com tão pouco tempo de Barcelona, o presidente da instituição, Joan Laporta, afirmava categoricamente que não vendia o jogador por nada. "Ronaldinho representa a magia dos membros e torcedores do Barcelona, e eu não quero vender a magia dos torcedores", enfatizou Laporta[1].

<flickr>7157629217|m|right|thumb|Ronaldinho recebe o prêmio de melhor jogador do mundo.</flickr>

A temporada seguinte foi recheada de alegria para a torcida azul-grená. No Campeonato Espanhol, o Barcelona sobrava na tabela de classificação, deixando o rival Real Madrid apenas contentando com o vice-campeonato. Já na UEFA Champions League, o elenco dava mostras que viria forte rumo ao seu segundo título europeu, classificando com 5 vitórias e um empate na primeira fase. A virada do ano de 2006 começava de forma espetacular para o craque brasileiro. Logo no início de fevereiro, o rei do futebol, Pelé, afirmava que o jogador era o melhor do mundo e fazia jogadas que nem ele fazia em sua época. "Ronaldinho faz coisas que eu não sabia fazer no meu tempo. Ele está jogando muito e não vejo ninguém que possa chegar perto dele atualmente", afirmou o rei do futebol[2]. No final de março, uma pesquisa feita pela empresa de consultoria alemã BBDO o colocava como o jogador de maior valor comercial no planeta, gerando cerca de 47,6 milhões de euros[3][4]. Para fechar aquele semestre com chave de ouro, três conquistas memoráveis para a torcida catalã: além do bicampeonato espanhol, o Barcelona voltava a ser o campeão da Europa, derrotando equipes gigantes como Chelsea, Benfica e Milan, até chegar no poderoso Arsenal na decisão da UEFA Champions League[5]. Um grande feito do atleta naquela temporada foi marcar um belíssimo gol contra o Real Madrid no Santiago Bernabéu em jogo pelo campeonato nacional, casa do principal rival. O feito foi tão grandioso que a torcida merengue aplaudiu o atleta de pé, mesmo vendo a sua equipe levando o revés para o Barça (ver na seção multimídia).

Ao final da temporada, voltava a ganhar o prêmio de melhor jogador do mundo pela FIFA, além do Ballon d'Or, concedido pela Revista France Football.

Nos últimos dias do ano de 2006, jogou a decisão do Mundial Interclubes da FIFA, mas acabou vendo sua equipe ser derrotada por 1 a 0 para o Internacional de Porto Alegre, rival de seu clube de formação, o Grêmio.

O ano de 2007 começava e não parecia ser tão bom para o camisa 10 do Barça. Com uma série de lesões, o jogador sequer manteve o ritmo das últimas temporadas e acabou deixando seu espaço para um novo gênio da bola, Lionel Messi.

Milan

Em breve, mais informações sobre a carreira do jogador.

Flamengo

Em breve, mais informações sobre a carreira do jogador.

Atlético

No dia 4 de junho de 2012, o jogador foi anunciado como reforço do Atlético para o restante da temporada[6][7][8][9][10]. Em sua apresentação ao Atlético, o jogador evitou falar de seu ex-clube e mostrou imensa satisfação em vestir a camisa alvinegra. "Quando a gente recebe muitas críticas, acaba tendo vontade de dar a volta por cima e vim com essa vontade, o presidente viu isso em mim e me convidou para vir para cá. Penso em fazer o meu melhor, estou motivado para isso e almejando coisas boas. Chego para dar o meu máximo e ajudar o Atlético a conquistar títulos. O presidente [Alexandre Kalil] me olhou nos olhos e me propôs a vinda para cá. Senti confiança, firmeza e isso foi fundamental", afirmou o meio-campista.

Seleção Brasileira

Em breve, mais informações sobre a carreira do jogador.

Lista de jogos em Copas do Mundo

Ficha Técnica

Nome: Ronaldo de Assis Moreira
Posição: Meio-campo
Data de Nascimento: 21 de março de 1980
Naturalidade: Porto Alegre-RS

Carreira

Grêmio-RS - 1998/2001
Paris Saint-Germain-FRA - 2001/2003
Barcelona-ESP - 2003/2008
Milan-ITA - 2008/2010
Flamengo-RJ - 2011/2012
Atlético - 2012

Multimídia

04/06/2012 - Apresentação do meio-campo na Cidade do Galo:

04/06/2012 - Ronaldinho Gaúcho é Galo na Veia:

04/06/2012 - Presidente Alexandre Kalil anuncia a contratação do jogador:

Primeiro gol de Ronaldinho com a camisa da Seleção Brasileira:

Ronaldinho é aplaudido de pé por torcedores do Real Madrid:

Partidas Disputadas

Ano 2012

Títulos

1997 - Campeonato Mundial Sub-17 - Seleção Brasileira
1999 - Copa Sul - Grêmio-RS
1999 - Campeonato Gaúcho - Grêmio-RS
1997 - Copa América - Seleção Brasileira
2001 - Copa Intertoto da UEFA - Paris Saint-Germain-FRA
2002 - Copa do Mundo - Seleção Brasileira
2003 - Copa da Catalunha - Barcelona-ESP
2003 - Troféu Joan Gamper - Barcelona-ESP
2004 - Copa da Catalunha - Barcelona-ESP
2004/05 - Campeonato Espanhol - Barcelona-ESP
2005 - Torneio Ramón de Carranza - Barcelona-ESP
2005 - Supercopa da Espanha - Barcelona-ESP
2005 - Copa das Confederações - Seleção Brasileira
2005 - Troféu Joan Gamper - Barcelona-ESP
2005/06 - Campeonato Espanhol - Barcelona-ESP
2005/06 - UEFA Champions League - Barcelona-ESP
2006 - Troféu Joan Gamper - Barcelona-ESP
2006 - Supercopa da Espanha - Barcelona-ESP
2007 - Copa da Catalunha - Barcelona-ESP
2007 - Troféu Joan Gamper - Barcelona-ESP
2007 - Torneio Ramón de Carranza - Barcelona-ESP
2010/11 - Campeonato Italiano* - Milan-ITA
2011 - Campeonato Carioca - Flamengo-RJ

* Participou de metade da competição até se transferir para o Flamengo.

Outros

1999 - Revelação do Campeonato Gaúcho - Grêmio-RS
1999 - Melhor Jogador da Copa das Confederações - Seleção Brasileira
2000 - Bola de Prata da Revista Placar - Grêmio-RS
2002 - All Star Team Copa do Mundo 2002 - Seleção Brasileira
2003/04 - Integrante da equipe do ano da UEFA - Barcelona-ESP
2004 - Troféu EFE - Barcelona-ESP
2004 - FIFA 100 - Barcelona-ESP
2004 - Prêmio Rei da Europa - Barcelona-ESP
2004 - Melhor Jogador do Mundo pela FIFA - Barcelona-ESP
2004 - Melhor Jogador do Mundo pela revista World Soccer - Barcelona-ESP
2004 - Don Balón - Barcelona-ESP
2004/05 - Atacante do ano da UEFA - Barcelona-ESP
2004/05 - Integrante da equipe do ano da UEFA - Barcelona-ESP
2005 - Prêmio Rei da Europa - Barcelona-ESP
2005 - FIFPro World XI - Barcelona-ESP
2005 - Onze d'Or - Barcelona-ESP
2005 - Onze d'Or - Barcelona-ESP
2005 - Melhor Jogador do Mundo pela FIFA - Barcelona-ESP
2005 - Melhor Jogador do Mundo pela revista World Soccer - Barcelona-ESP
2005/06 - Integrante da equipe do ano da UEFA - Barcelona-ESP
2005/06 - Jogador do ano da UEFA - Barcelona-ESP
2006 - Prêmio Rei da Europa - Barcelona-ESP
2006 - FIFPro World XI - Barcelona-ESP
2006 - Don Balón - Barcelona-ESP
2006 - 2º lugar Mundial Interclubes FIFA - Barcelona-ESP
2007 - FIFPro World XI - Barcelona-ESP
2008 - 3° lugar - Futebol Masculino (Olímpiadas de Pequim) - Seleção Brasileira
2009 - Golden Foot Award - Milan-ITA
2009 - Melhor Jogador da década 2000-2009 pela revista World Soccer - Barcelona-ESP
2011 - Bola de Prata da Revista Placar - Flamengo-RJ

Artilharias

1999 - Campeonato Gaúcho - Grêmio-RS - 15 gols
1999 - Copa das Confederações - Seleção Brasileira - 6 gols
2000 - Torneio Pré-Olímpico Sub-23 - Seleção Brasileira - 9 gols

Ligações Externas

Referências